segunda-feira, 31 de agosto de 2009

PROJETO "BÍBLIA MANUSCRITA"

O Projeto

Considerada um dos maiores tesouros da humanidade, a Bíblia chegou até os nossos dias graças à atuação de pessoas muito especiais: os copistas. Através dos séculos, as Sagradas Escrituras foram preservadas e transmitidas por meio de cópias manuscritas, assegurando que a Palavra de Deus acompanhasse a humanidade em todos os momentos, antes da invenção da imprensa.
No período medieval, o recinto onde os copistas atuavam era conhecido como scriptorium. Relembrar esta prática foi a forma encontrada pela Sociedade Bíblica do Brasil para comemorar seus 60 anos de existência, em junho próximo, com o lançamento do projeto Bíblia Manuscrita.
A iniciativa prevê a instalação de um scriptorium em várias cidades do país e está inserida nas celebrações do Ano da Bíblia, que visa colocar o Livro Sagrado em evidência durante todo ano de 2008.
A expectativa é transcrever uma Bíblia por estado brasileiro e ter dois exemplares copiados pela população de todas as regiões do país, totalizando 29 exemplares completos, escritos manualmente, no período de junho a setembro.
De acordo com o projeto, o scriptorium a ser instalado nas cidades brasileiras ocupará uma área reservada, onde voluntários auxiliarão os "copistas" a transcrever o conteúdo da Bíblia na seqüência correta.
Cada participante poderá copiar, no máximo, dois versículos, permitindo assim a contribuição de um grande número de copistas, além de enriquecer o manuscrito pela diversidade de caligrafias.
As fotos abaixo foram tiradas na Igreja do Jd. Silveira - Barueri, durante o Projeto da Bíblia Manuscrita (A igreja copia as escrituras da Biblia Sagrada em uma página que irá se juntar a outras até formar uma Bíblia escrita por várias pessoas)


Quem auxilia no projeto escrevendo um versiculo, ganha um certificado de participação. Depois de pronta, a Bíblia Manuscrita ficará exposta em um museu de Israel.

As imagens foram gentilmente enviadas pelo irmão Adbon Borges.

Para saber mais sobre o Projeto e como participar: http://www.bibliamanuscrita.org.br/


Pr. Clodoaldo, Jardim Silveira - Barueri

O Pastor com seu certificado

Nenhum comentário:

Postar um comentário